Compreendendo a mim mesmo e aos demais. Porque as pessoas são como são?


Programa do Curso

O curso tem como objetivo dar fundamentação teórico/prática fornecendo os conceitos básicos da teoria analítica transacional (AT) e sua utilização na compreensão do comportamento humano enfocados na aplicação ao cotidiano. Sabemos que a realização pessoal e profissional se dá através do auto conhecimento, das escolhas conscientes e da construção de relacionamentos saudáveis.

A cada semana vamos estar compreendendo os aspectos de formação da sua personalidade, a influência familiar neste processo, que acaba sendo determinante de vários comportamentos, das reações emocionais e crenças positivas ou negativas sobre si mesmo. Determina igualmente a maneira de como eu me comunico com as pessoas, auxiliando a compreender os conflitos repetitivos que deixam sensações negativas e comprometem a convivência entre as pessoas.

Vamos ver que há opções, e em que posso mudar, pois são propostos, além da teoria, exercícios e dinâmicas, um treinamento para que o participante aplique estes conhecimentos na sua vida prática.

O curso será dividido em módulos, apresentados em encontros de 2 horas por semana, num total de 10 semanas.

1- Treinamento em Relaxamento Psicossomático- Efeitos e benefícios

2- Estudo da Personalidade- Os três aspectos Pai - Adulto - Criança. Análise Funcional: como nos relacionamos com os outros.

3-A Comunicação verbal e não verbal- Entendendo os padrões de comunicação.

4- Emoções: O que são as emoções e como adquirimos nosso padrão emocional.. Os disfarces e as somatizações.

5-Jogos psicológicos – É o padrão repetitivo de relacionamentos que termina com maus sentimentos para ambos. Ninguém sabe como começou, mas confirma o que pensamos do outro.

6-Estruturação do tempo- Como usamos nosso tempo - está de acordo com nossas necessidades e metas?

7- Reconhecimento/Carícias: O que são e qual a sua importância na saúde psicológica do indivíduo.

8-Posição Existencial: Qual o meu conceito sobre mim mesmo, as pessoas e o mundo em que vivo.

9-Script : É o plano de vida inconsciente, estabelecido pela criança na infância, sob influência da necessidade de se adaptar ao ambiente familiar. Será que hoje este plano ainda serve? Temos consciência dele? É possível querer coisas novas e mudar?

10-Relacionamento dependente e comportamentos passivos- Quais as maneiras que mais usadas para adiar resolução de problemas e quais as suas conseqüências na vida do indivíduo.

Este curso destina-se às pessoas interessadas melhorar seus relacionamentos seja no âmbito familiar, profissional, afetivo e social. É útil melhorar a qualidade do relacionamento dentro da empresa, para os profissionais cujas atividades exigem contato com o público e para todos que reconhecem que estando mais aptos no nível emocional terão muito melhores possibilidades de evoluir profissionalmente. Está indicado também para psicólogos e estudantes das áreas de saúde e educação, interessados em conhecer esta linha terapêutica.

Facilitadora: Dra. Rita Cytryn

Informaçõe e Inscrições- (71) 3492-3146/3322-3510